Páginas


quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sobre DOMINGÃO SEM FAUSTÃO

Aqui vai uma pequena resenha do que foi o Domingão Sem Faustão, evento cultural promovido e realizado pelos alunos e alunas do curso de Licenciatura em Música da UNIMEP.

"Domingão Sem Faustão, Domingão das Artes, Música ao Entardecer de Domingo, Som Interior, entre outros... foram sugestões de nomes para o evento ocorrido no dia 10 de abril no Ponto de Cultura GARAPA.

Essa primeira experiência é proveniente da inquietação de alguns alunos do curso de música que buscam criar um movimento artístico-musical, visando:

• abrir caminhos para um novo fazer musical, sugerindo novas possibilidades de intervenção em espaços culturais na cidade de Piracicaba.

• criar oportunidades para que músicos, compositores e ouvintes possam interagir e compartilhar suas criações, experiências e manifestações artísticas em geral;

• incentivar músicos a se apresentarem, divulgando seus trabalhos autorais e/ou interpretativos;

• abrir espaço para discussão e fortalecimento da união dos grupos musicais já existentes de modo a criar uma representatividade que possibilite reivindicar melhorias na área cultural da cidade;

• reduzir a distância entre público e artista, promovendo o encontro entre pessoas com o mesmo interesse pela arte;

• oferecer aos espectadores o contato com novas manifestações musicais, sensibilizando-os para um ouvir diferenciado.

Idealizado para que a música cumpra sua função em diferentes formas: elevar, alegrar, proporcionar autoconhecimento, e o mais importante: criar esperança no cotidiano das pessoas, nosso primeiro evento foi marcado pela diversidade musical, descontração e por um clima intimista, simples e acolhedor que aproximou público e artistas. Além das apresentações programadas, ocorreram parcerias inusitadas, como a do músico Tony Azevedo, além de percussionistas e violonistas que no momento final interagiram e integraram o público num sentimento de união e satisfação pelo fazer musical em conjunto.

Agradecemos ao grande apoio e participação do professor e músico Nelson “Nuno Geraes”, que desde o início do curso nos incentiva a concretizar nossos ideais e ao apoio e presença do professor e coordenador do curso de Música, Cassiano Barros. Agradecemos também ao aluno Marciano (5º Semestre), apresentador do evento, aos músicos que se disponibilizaram a se apresentar, aos responsáveis pela organização e realização do evento, bem como a todos que compareceram e prestigiaram.

Sintam-se convidados a participar dos próximos eventos, seja tocando, pensando junto, discutindo idéias, interagindo, mobilizando-se, prestigiando e colaborando no que for possível. Estamos abertos a sugestões de nomes, propostas e idéias.

Façam parte!"

Lia Arruda 
C. A. de Música















Nenhum comentário:

Postar um comentário